(11) 9.7460-9499 | (11) 9.7460-9499

Qual o extintor mais indicado em diferentes situações?

É muito importante conhecer e identificar bem o incêndio que será combatido antes de escolher o extintor. Errar na escolha torna o esforço de combate às chamas inútil, podendo até piorar a situação (aumentar ou espalhar ainda mais o fogo ou criar novas causas, como os curto-circuitos).

Classes de incêndio:

A: Materiais como madeira, papel, tecido, que se caracterizam por deixar resíduos como carvão e cinza depois de queimar. Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de espuma;

B: Líquidos e gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem para entrar em combustão: gasolina, GLP (gás de cozinha), parafina, entre outros. Os extintores à base de água não são permitidos nesse caso;

C: Equipamentos elétricos energizados: motores, geradores, cabos, entre outros. Extintores de pó químico e dióxido de carbono são os indicados para esse tipo de incêndio.

Os principais tipos de extintores são os seguintes:

Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido e materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.

Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B.

Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.

Extintor com pó químico especial: indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis). Age por abafamento.

Dicas de uso: Retire o pino de segurança do extintor e pressione a alavanca de operação. O jeito adequado de se usar um extintor de incêndio é apontá-lo diretamente no combustível, em vez de mirar nas chamas.

Ligue Grátis

Efetuando Chamada

. . .

Por favor, aguarde. Seu telefone irá tocar.

.template-pagina{ list-style-type: square!important; }